ESPAÇO PEDAGÓGICO


OS OBJETIVOS DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL


1. Ganhar Almas para Jesus – A EBD pode tornar-se num dos mais eficientes meios de evangelização. O professor não pode salvar seus alunos, mas pode levá-los a Cristo, o Salvador, como fez André (Jo. 1:42). A Bíblia diz ensina a criança no caminho que ela deve andar...(Pv. 22:6).

2. Desenvolver a espiritualidade e Caráter Cristão – O ensino da Palavra é uma obra espiritual, significa a cultura da alma. Ganhar o aluno para Cristo é apenas o início da obra, é mister cuidar em seguida da formação dos hábitos cristãos no aluno. São os hábitos que formam o caráter, e este influi no destino da pessoa. Afirma a psicologia: O pensamento conduz ao ato, o ato conduz ao hábito, o hábito ao destino da pessoa.

3. Treinar o aluno para o serviço Cristão – Ao prover treinamento espiritual, a EBD, apresenta ao aluno oportunidades ilimitadas de servir ao Divino Mestre. É tempo de explorarmos o ilimitado potencial latente no vasto campo da Escola Dominical. O tríplice alvo da EBD pode ser plenamente atingido, pois a obra pertence a Deus, pela qual Ele vela com insondável amor. A EBD é a melhor escola do mundo. Eis o porquê dessa primazia:

Seu Livro Texto é o Melhor: A Bíblia o Mapa que nos Guia.

Seu Supremo Dirigente: O Deus vivo, Todo Poderoso, Amoroso, Criador de todas as coisas.

Seu Alcance: É o mais vasto do mundo, do bebê ao ancião.

Seus Alunos: São os melhores do mundo, os que amam a Deus e a sua Palavra.

Seus Resultados: São os melhores do mundo, são infalíveis, materiais, espirituais e eternos.

Professor seus objetivos estão sendo alcançados? Seus alunos estão tendo uma compreensão clara sobre os ensinamentos? Você tem notado alguma mudança substancial no comportamento e atitudes deles? Talvez seja o momento de fazer uma reflexão.

4. Professor, não se esqueça...

O crescimento espiritual e intelectual dos alunos que Deus lhe confiou depende de seu preparo; esmere-se nesse ministério, dedique-se de corpo e alma. Afinal, ensinar é também cumprir a Grande Comissão que o Senhor Jesus entregou à sua igreja.

Como professor, a sua pontualidade e assiduidade são elementos motivador para a pontualidade e assiduidade dos alunos.

A Escola Dominical é um dos meios mais eficazes de se evangelizar. Em algumas igrejas, porém, ela já não pode ostentar esta característica que, nos primórdios, fez a pujança de muitos avivamentos.

Estude a lição com carinho conferindo as citações em sua Bíblia e peça a Deus criatividade, pois é sempre bom inovar em cada aula. Isso estimula o interesse dos alunos pela freqüência.

A disciplina em uma sala de aula é muito importante. Permita que seus alunos participem ativamente deste estudo, pois isto é uma necessidade no processo ensino-aprendizagem. Mas seja firme, tão logo surja qualquer problema, por menor que seja. Na casa de Deus, tudo deve ser feito com decência e ordem.

A participação do aluno só será efetiva, se você tratar a todos por igual. Por isso, não se irrite e nem se impaciente com facilidade, pois se isso acontecer, será a sua derrota. Fale em bom tom, com naturalidade, sem gritar, mas com firmeza. Faça com que os alunos se sintam importantes para você. Não ameace e nem agrida o desatencioso. Procure saber quais motivos que o levaram a isso.

Um bom planejamento é feito com antecedência e, sem ele, o professor sentirá dificuldades diante da classe, pois terá de improvisar, ou ficar na rotina, ou ainda poderá ser pego de surpresa, com alguma pergunta dos alunos.

Além de dominar os recursos da didática, lembre-se de que você como professor da Escola Dominical, deve primar pelo conhecimento bíblico-doutrinário. Caso contrário: como poderá ensinar a Palavra de Deus?

Lembre-se:

Ensinar na Escola Dominical é comunicar, mostrar, explicar, orientar e despertar a mente do aprendizando para o conhecimento da Palavra de Deus. Só através de um ensino bem estruturado, é possível alcançar-se radicais mudanças de comportamento, bons conhecimentos bíblicos e uma elevada formação espiritual. "O futuro do nosso aluno depende do que for ensinado agora". Amém!

Pb. Josias Rosa


[Voltar a seção ESPAÇO PEDAGÓGICO]


Escola Bíblica Dominical
Rua Landulfo Alves, 98 - Vila Maria - Riacho de Santana/BA
Fones: (77) 9933-8926 / 9956-2422

E-mail: iead.riacho@hotmail.com - Web: http://adriachosessao.blogspot.com/search/label/Escola_Biblica_Dominical

Harpa Cristã
LETRA e ÁUDIO em arquivo midi dos 640 hinos da harpa Cristã com índice por assuntos, para ouvir e baixar no seu PC. Dê uma olhadinha. Você vai gostar. Clique na imagem ou Clique Aqui!
Confira também os 640 hinos da Harpa Cristã por índice numérico,
Bíblia Sagrada Online
Leia! Pesquise! Recomende! Disse Jesus: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" (Jo 5.39) Clique na imagem ou Clique Aqui para fazer uso da Bíblia Sagrada Online.
Bíblia Sagrada Falada
Confira também a Bíblia Sagrada em Áudio! E chamou Moisés a todo o Israel e disse-lhes: "Ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos; e aprendê-los-eis e guardá-los-eis, para os cumprir."(Dt. 5.1) Clique na imagem ou Clique Aqui .

Menu

 
© 2009 *By IEAD*