ESPAÇO PEDAGÓGICO


INTRODUÇÃO À DIDÁTICA DOMINICAL


Este trabalho visa compreender alguns elementos da Didática, explicitando a subordinação do processo didático às finalidades educacionais da igreja e colocar à disposição conhecimentos teóricos e práticos para orientar a ação pedagógica dos professores que optaram pela dedicação à EBD.

PEDAGOGIA/EDUCAÇÃO, DIDÁTICA/ENSINO

Para entender a Didática é necessário analisarmos, grosso modo, o que é Educação, Ensino e Instrução / Pedagogia e Didática. O termo Educação é bem abrangente em seus significados. Em sentido amplo, a Educação compreende os processos formativos que ocorrem na sociedade, que modificam, conservam valores, produzindo cultura. Em sentido restrito, a educação ocorre em instituições específicas como é o caso da EBD, com finalidades explícitas baseadas no ensino e na instrução; neste sentido é uma ação consciente, deliberada e planificada. Cabe informar que há a modalidade de educação não-intencional e intencional. Esta ocorre quando há objetivos definidos conscientemente e são executados por meio de instituições escolares e extra-escolares; aquela se refere à influência do meio sobre o indivíduo, gerando valores, idéias, práticas, sem contudo haver intencionalidade de um determinado grupo social. A instrução se refere à formação intelectual e ao desenvolvimento das capacidades cognoscitivas por meio do domínio do saber sistematizado. O ensino se refere às condições e meios necessários à realização da instrução. Em resumo a instrução é o aluno e o saber em interação mútua e o ensino é muito mais amplo, pois consiste em planejamento, organização, direção e avaliação das atividades didáticas, concretizando com eficiência as tarefas da instrução. O ensino abrange tanto o trabalho docente como a atividades de estudo dos alunos.

Pode haver instrução sem o ensino. Três termos foram definidos acima: a Educação contém o Ensino e Instrução. Os três estão intimamente relacionados. A Pedagogia (do grego: Paidós + Agogós = criança + conduzir) é a ciência que estuda e teoriza sobre a Educação, investigando sua natureza e finalidades, bem como todas as suas nuances. Ela, tendo por objeto a educação, investiga também o ensino e a instrução. Para isso se compõe de ramos de estudos próprios: Teorias da Educação, Didáticas, Organização Escolar, História da Educação, etc., e busca em outras ciências esclarecimentos que concorrem para a elucidação de fenômenos educativos: Sociologia, Filosofia, Psicologia, etc.. Há quem considere que a Pedagogia supervaloriza a Psicologia.

A Didática é um dos principais ramos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos e as condições para a realização do ensino que contém a instrução. A Pedagogia codifica o conhecimento amplo sobre a educação e a Didática o decodifica para a realização do ensino. Concluímos que o objeto da Pedagogia é a Educação e a Didática, disciplina da própria Pedagogia, é a teoria do ensino.

Prof. Clayton Marques da Costa


[Voltar a seção ESPAÇO PEDAGÓGICO]


Escola Bíblica Dominical
Rua Landulfo Alves, 98 - Vila Maria - Riacho de Santana/BA
Fones: (77) 9933-8926 / 9956-2422

E-mail: iead.riacho@hotmail.com - Web: http://adriachosessao.blogspot.com/search/label/Escola_Biblica_Dominical

Harpa Cristã
LETRA e ÁUDIO em arquivo midi dos 640 hinos da harpa Cristã com índice por assuntos, para ouvir e baixar no seu PC. Dê uma olhadinha. Você vai gostar. Clique na imagem ou Clique Aqui!
Confira também os 640 hinos da Harpa Cristã por índice numérico,
Bíblia Sagrada Online
Leia! Pesquise! Recomende! Disse Jesus: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" (Jo 5.39) Clique na imagem ou Clique Aqui para fazer uso da Bíblia Sagrada Online.
Bíblia Sagrada Falada
Confira também a Bíblia Sagrada em Áudio! E chamou Moisés a todo o Israel e disse-lhes: "Ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos; e aprendê-los-eis e guardá-los-eis, para os cumprir."(Dt. 5.1) Clique na imagem ou Clique Aqui .

Menu

 
© 2009 *By IEAD*